terça-feira, 24 de setembro de 2013


O SELF

Texto do cap.6 – A Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung - Iris Sinoti. p. 149-150

Do livro REFLETINDO A ALMA. 

PRINCIPAL ARQUÉTIPO do inconsciente coletivo, princípio organizador da personalidade. O Self é o arquétipo da ordem, da organização e da unificação. O “Deus-homem interior”, assim também chamado por Jung (GRINBERG, Jung-O Homem Criativo, p. 157).
Ele é um fator de orientação íntima, que pode expandir-se ou não, dependendo da capacidade do ego de ouvir suas mensagens. “Ouví-lo” torna-nos seres humanos mais complexos. Sendo o ego o centro da consciência, ele deve estar atento ao direcionamento do Self, pois qualquer talento que tenhamos, por exemplo, mas que não seja consciente, não se desenvolverá, e será como se fosse inexistente; ele só poderá ser real se o ego reconhece-lo. Isso implica que, ser pleno e alcançar a totalidade são condições inatas, mas enquanto estiverem escondidas não se realizam; assim como na Parábola dos Talentos, necessário se faz realizar e vivenciar nossas riquezas, tornando-as cada vez mais conscientes e vivas.
Ao tornar-se consciente, o homem pode viver em harmonia com a sua própria natureza. Tomará conhecimento da origem dos seus conflitos, possibilitando assim uma expansão constante da sua consciência. Quando nos propomos a um autoexame honesto, o ego encontra uma força interior na qual residem todas as possibilidades de renovação, e é através desse processo que o eixo ego-Self vai se fortalecendo.
A partir dessa relação o ego passa a funcionar como um administrador, e não como o dono da casa, passando a promover a intermediação entre a realidade externa e a realidade interna, transformando-se numa ponte entre os dois mundos.
Resta-nos então conhecer o desconhecido. É na nossa escuridão que encontraremos o nosso resto de humanidade, sabedoria, compaixão e compreensão do significado da nossa vida e a nossa conexão com o espírito que somos.
Final do texto o Self. Porém o cap.6 continuará na próxima postagem.  Postagem do dia 24/09/2013.

Nenhum comentário: