segunda-feira, 30 de setembro de 2013


 

Inconsciente Pessoal e Coletivo

Texto do cap. 6, A PSICOLOGIA ANALÍTICA DA CARL GUSTAV JUNG, escrita por Iris Sinoti, no livro REFETINDO A ALMA

Já sabemos que o inconsciente pessoal encontra-se em um nível próximo ao ego, e essa proximidade garante ao mesmo conter todas as atividades psíquicas que ocuparam espaço na consciência. Estabelece Joanna de Ângelis em Triunfo Pessoal p.21, que:
“Esse inconsciente individual registra e armazena as informações que foram registradas ou não pela consciência, qual sucede quando alguém está realizando uma atividade e, simultaneamente, outros fenômenos ocorrem à sua volta sem que sejam percebidos pela consciência”.
Nesse ponto, a proposta da Psicologia espírita equivale à apresentada por Jung, chamando a atenção, no entanto, que os conteúdos que formam o inconsciente pessoal da atual encarnação formarão o inconsciente coletivo de uma próxima existência.
Esse inconsciente coletivo, que Jung percebia como herança da humanidade, a Psicologia espírita reconhece como “as experiências vivenciadas por cada indivíduo no processo da evolução, passando pelas etapas reencarnacionistas, nas quais transitou nas diversas fases do desenvolvimento antropossociopsicológico de si mesmo.” ANGELIS, Triunfo Pessoal, p.23.
A Psicologia espírita, portanto, dá sentido ao conceito, esclarecendo que:
“Indubitavelmente, nesse oceano encontram-se guardadas todas as experiências do ser, desde as suas primeiras expressões, atravessando os períodos de desenvolvimento e evolução, até o momento da lucidez do pensamento cósmico para o  qual ruma.” (ANGELIS, Triunfo Pessoal, p.79 )
Final do texto . porém o cap. 6 A PSICOLOGIA ANALÍTICA DA CARL GUSTAV JUNG, escrita por Iris Sinoti, no livro REFETINDO A ALMA, continuará na próxima postagem.
Postado dia 30/09/2013.

Nenhum comentário: