sexta-feira, 27 de setembro de 2013

CONSCIENCIA


 

CONCEITOS JUNGUIANOS A LUZ DA PSICOLOGIA ESPÍRITA

Do cap.6 A PSICOLOGIA ANALITICA DA CARL GUSTAV JUNG,escrita por Iris Sinoti , do livro Refletindo a Alma.

Consciência

Partindo do conceito junguiano de consciência , que a estabelece como “a relação dos conteúdos psíquicos com o ego, na medida em que essa relação é percebida como tal pelo ego” (ANGELIS , o Ser Consciente p.38), a benfeitora (O Homem Integral p.130) estabelece que: “...se os conteúdos psíquicos emergentes formam a consciência, as contribuições atuais destase incorporar ao inconsciente que surgirá mais tarde”, ou seja, nas futuras existências.

Necessário se faz que o homem busque uma constante avaliação dos conteúdos que passam pela consciência, pois é através da consciência ampliada que será possível captar e perceber a realidade espiritual. Por isso mesmo,

a conquista da consciência é um parto muito dorido do inconsciente, que continua detendo expressiva parte dos conteúdos psíquicos de que o ego necessita e deve assimilar... integrando todo o patrimônio dos conteúdos psíquicos existentes na realidade do discernimento além do conhecimento, dos sentimentos harmônicos com os instintos, na razão bem-direcionada.” (ANGELIS, TRIUNFO PESSOAL PP.27-28)  

Final do texto porém o cap.6 continuará na próxima postagem.

Postagem do dia 27/09/2013.

Nenhum comentário: