segunda-feira, 2 de setembro de 2013


COMPROMISSOS DA GRATIDÃO
3º Capítulo do livro Psicologia da gratidão

Item: A gratidão na família
Continuação pag. 72-73.

A família não é apenas o grupamento doméstico, mas a reunião de Espíritos reencarnados com programa de evolução espiritual adrede estabelecido.
Perante a condição imposta pelas leis da vida, quase sempre não se possui a família que muito se gostaria de estar nela incluído, aquela constituída por pessoas afáveis e generosas, mas o renascimento dá-se ao lado dos Espíritos que se necessitam uns aos outros para o mister da evolução.
Muitas vezes, alguns núcleos familiares transformam-se em praças de guerra em contínuos combates, nos quais cada um reage contra o outro ou detesta-o, longe do compromisso de reabilitação e de identificação pessoal.
Certamente, é nesse difícil reduto que o Espírito deverá desenvolver-se, transformar os maus em bons sentimentos, exercitando a fraternidade e a gratidão.
Conseguir a prática da gratidão em relação aos familiares hostis constitui um desafio à sombra pessoal dominante no clã...
Nem sempre se conseguirá o melhor resultado, no entanto, criado o hábito de compreender o outro, tendo-o na condição de enfermo ou necessitado, transforma-se em método eficaz para o desiderato.
Quando se enfrentam obstáculos mais graves, mais amplas conquistam se assinalam, após vencidos.
No lar, essas dificuldades devem facultar o sentimento de gratidão pela oportunidade de ressarcir débitos anteriormente adquiridos, desenvolvido a paciência, exercitado a tolerância e a compaixão, aprimorando o self.
Do lar, os sentimentos de amizade e de compreensão distendem-se na direção da sociedade, que é a grande família onde todos deverão unir-se para a construção da felicidade coletiva.
Quando, por acaso, os desafios apresentem-se quase insuportáveis, um poema de alegria deve ser entoado no íntimo, daquele que se empenha pelo triunfo, aceitando as circunstancias, às vezes perversas, alterando-as uma a uma, para melhor.
Lutas desse porte elevam o ser humano à condição enobrecida de criatura integral, ajudando-a a desenvolver o deus interno, que necessita dos estímulos fortes, tanto interiores quanto externos para romper o casulo do ego e insculpir-se no self.
Para o sucesso do empreendimento, o amor e a gratidão constituem as forças dinâmicas ao alcance do lutador.
Não existe ninguém que seja impermeável ao amor, a um gesto de bondade, à gratidão sincera.
Uma família gentil e harmônica, e existem incontáveis que o são, já é, em si mesma, um hino de louvor, de gratidão à vida. Mas aquela que é turbulenta e trabalhosa transforma-se no teste de resistência ao mal e a porta que se abre ao bem, aproveitando os inestimáveis valores oferecidos pela ciência assim como as bênçãos da tecnologia para instaurar na Terra, desde hoje, os pródromos do mundo melhor de amanhã.
Nenhuma sombra individual e coletiva que foram construídas ao longo do processo evolutivo sobrevive, antes se integram mediante a gratidão no eixo do self em equilíbrio.
Os resultados inevitáveis dessa conquista logo se manifestam: cura dos desajustes e das doenças, surgimento da saúde integral, da alegria de viver, do bem-estar, conquista do numinoso.
A gratidão no lar anula o individualismo egoico, preservando a individualidade que alcançará a individuação.
Postado em 02/09/2013.

Nenhum comentário: