sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Bases da Psicologia Espírita de Joanna de Ângelis

 
Psique – quer dizer alma, Psicologia seria  então “estudo da alma”. Mas como diz Carl Gustav Jung (1990, p. 18)no livro Psicogênese das doenças Mentais que o materialismo presente nas mentes no final do século XIX, deixou forte influencia no campo da Psicologia, que começava a ganhar autonomia científica.
 
 
Porém pesquisadores sérios contribuíram, para as Ciências do Comportamento humano, não se limitando à observação  materialista. Como William James, que afirmava não existir outra causa para o fracasso humano senão a falta de fé do homem em seu verdadeiro ser. Foram vozes quase solitárias, entre tantas correntes e conceitos da análise psicológica.
 
Mesmo entre os  “materialistas”, surgiram teorias e conceitos que ajudaram a compreender melhor os mecanismos da psique como, ocorreu com, Sigmund Freud, o Pai da Psicanálise que aprofundou o olhar sobre o inconsciente assim permitindo que a Psicologia avançasse.
Após quase um século de pesquisas, estudos sobre estados alterados de consciência tornaram possível a chegada da Psicologia transpessoal, que cresceu a partir de 1966, nos EUA. Essa corrente de  pensamento abriu espaço para ensinamentos e experiências orientais, e graças a eles se abrem espaços para uma visão espiritualista do ser humano em maior profundidade. Nessa ótica, não somente a carga genética e os traumas de uma vida seriam responsaveis pelos conflitos de uma personalidade, mas toda vida do ser que somos, em todas a suas experiencias existenciais.

Com o desenvolvimento da 4ªforça, embora predominasse certo preconceito acadêmico em torno dos seus postulados, Joanna de Ângelis passou a escrever sua Série Psicológica, trazendo as bases para a construção da Psicologia espírita.
 
o que a visão espírita da Psicologia pode trazer de novo? diz Joanna de Angelis.
 
sintetizando diversas correntes do pensamento psicológico e
estudando o homem como Espírito eterno,
apresenta a proposta de um comportamento filosófico idealista,
imortalista
,
auxiliando-o na equação dos seus problemas, sem violência e com base na reencarnação apontando-lhe os rumos felizes que deve seguir.” na obra O Homem Integral.
 
O Espiritismo, como doutrina bem consolidada, embora nova considerando as doutrinas milenares, traz princípios e conceitos bem definidos. Esse novo olhar não descarta a Ciência, mas vem ao encontro da mesma apontando novas percepções, algumas convergentes, outras ainda não trabalhadas pela conhecimento acadêmico, objetivando  ao ser entender melhor a  sua natureza.
E Joanna de Ângelis diz que:a psicologia espírita busca tornar-se uma ponte entre as contribuições dos estudos anteriores dos grandes psicólogos, oferecendo uma ligação espiritista, assim clareando os vazios e abismos do inconsciente individual e coletivo, os arquétipos, os impulsos e tendências, os conflitos e tormentos, as aspirações de beleza, do ideal, da busca da plenitude, como decorrência das buscas íntimos de cada ser, na sua escalada reencarnacionista. O Homem Integral.

A Psicologia trazida por Joanna de Ângelis está baseada nos princípios fundamentais da Doutrina Espirita, que são:
a crença em Deus, na imortalidade da alma, na comunicabilidade dos Espíritos, na reencarnação e na pluralidade dos mundos habitados.


Partindo desses princípios, Joanna de Ângelis estabelece pontes com o pensamento das diversas correntes da Psicologia.

Essa base de análise, centrada no Espírito imortal, converge em alguns pilares que, apenas de forma didática, e sem esgotar os conteúdos propostos pela autora espiritual, Claudio Sinotti divide em:
 
1. Aprender a se conhecer
2. Aprender a viver
3. Aprender a Ser
4. Aprender a amar




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